Postagem em destaque

PLAQUINHAS DIVERTIDAS

Estão na moda plaquinhas divertidas com frases engraçadas e símbolos nos casamentos, chás e aniversários. São usadas pelos convidados e anf...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

INSPIRE-SE


Debutante é a palavra usada para designar a adolescente que completa seus quinze anos de idade. A palavra vem do francês débutante, que significa iniciante ou estreante.

O baile de debutantes é um rito de passagem ao qual as jovens são submetidas, geralmente sendo realizado quando as mesmas completam quinze anos. Completando o décimo quinto aniversário de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase de sua vida.

A partir do seu "début", a jovem moça passava a frequentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar. Normalmente, na recepção dos convidados, a garota usava um vestido bonito e simples, cheio de detalhes infantis, e depois da meia noite usava um lindo vestido de gala para dançar a valsa com seu pai; tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.

Os primeiros bailes aconteciam nos reinos da Europa, onde hoje ficam a França, Reino Unido, Alemanha e Áustria. Além de apresentar a jovem à sociedade os bailes também tinham serventia de atrair possíveis pretendentes.

Por conta da Revolução Francesa, que durou de 1789 a 1799, muitas famílias fugiram para colônias espalhadas pelo mundo e acabaram por propagar a tradição.

No Brasil, as festas de debutante estouraram na década de 1950. Era uma verdadeira febre. Havia eventos coletivos realizados em salões, clubes, hotéis, onde várias meninas se reuniam em uma única festa, com direito a coluna social e outras regalias.

Já na década de 1980, muitas meninas passaram a preferir viagens ou até mesmo presentes no lugar das festas. Os bailes de debutante saíram de moda e muitas famílias também deixaram a ocasião de lado por dificuldades financeiras que eram bem comuns na época.

A partir da metade da década de 1990, as festas voltaram com tudo e isso se manteve nas décadas seguintes. Hoje está em alta a união entre a tradição e a modernidade, muitas meninas fazem suas comemorações temáticas, com muita personalidade e criatividade, realizando eventos incríveis e divertidos.


Fontes: Wikipedia e Mega Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário!