Postagem em destaque

PLAQUINHAS DIVERTIDAS

Estão na moda plaquinhas divertidas com frases engraçadas e símbolos nos casamentos, chás e aniversários. São usadas pelos convidados e anf...

quarta-feira, 4 de maio de 2016

DICAS PARA ORGANIZAR O CHÁ DE PANELA OU COZINHA

Antes do grande dia, uma das atrações mais divertidas para as noivas é reunir as amigas para fazer o chá de cozinha. Além de ganhar vários presentes muito úteis para a casa nova, o evento é uma oportunidade para já começar a curtir o clima de festa e dar boas risadas.

Normalmente, o chá de cozinha é realizado cerca de um mês da data do casamento, mas a preparação deve começar bem antes. São muitos detalhes a serem acertados – como o local, convidados, presentes, comidinhas, brincadeiras – e, para não ficar “doida” com mais um evento para organizar, a palavra-chave é planejamento.

“Hoje as noivas querem sempre fazer algo único e especial. A festa tem que ter a cara dela e o clima tem que ser de alto astral. Todas as convidadas, especialmente as madrinhas, têm que brincar e se divertir”, comenta Camila Camasmie, proprietária da Camasmie Assessoria de Eventos.

Confira a seguir um passo a passo para que seu chá de cozinha seja um sucesso:

Planejamento

1. Comece a planejar três meses antes. Assim, você conseguirá fazer tudo com calma e tranquilidade. Não esqueça que ao mesmo tempo você também estará acertando os detalhes finais do casamento, então é importante ter tempo suficiente para as duas coisas.

2. Peça ajuda das amigas. Convoque as madrinhas e as amigas mais próximas para ajudar na organização. Dividir as tarefas vai tornar tudo mais fácil.

Local e decoração

Foto: Thinkstock 

3. O local da festa é a primeira decisão a se tomar. Essa escolha é importante porque está ligada a outras definições, como o número de convidadas e a decoração. As opções mais frequentes são casa dos pais da noiva ou salão de festas do prédio. “O importante é que o espaço seja grande e reservado para que todos se sintam à vontade para realizar as brincadeiras”, recomenda Eduardo L’Hotellier, CEO do GetNinjas.

4. Capriche na decoração. O espaço do evento tem que ser aconchegante e contagiante para as convidadas. Camila sugere o uso de cores fortes para um visual mais divertido e tons pastel para quem procura um clima mais íntimo. Fotos da noiva junto com as amigas também são uma boa pedida.

5. Ofereça itens divertidos para interação. Plaquinhas divertidas para tirar foto, fantasias e acessórios engraçados dão um tom mais descontraído e são uma tração à parte do evento, sugere Camila.

6. Escolha um tema.Uma opção para ajudar na decoração é escolher um tema para a festa, como um país específico (Itália, Havaí) ou um local, como a praia, que é um ótimo pretexto para fazer um luau, sugere Camila.

Convidados

7. Convide apenas as pessoas mais próximas. Você não precisa convidar todas as mulheres que convidou para seu casamento. No chá de cozinha, o ideal é chamar apenas as madrinhas, familiares e pessoas mais próximas. Vale chamar a tia e a avó se elas forem mais descontraídas, já que o clima é todo de brincadeira.

8. Envie os convites com antecedência. É importante não deixar a distribuição dos convites para muito em cima da hora para que as convidadas tenham tempo de se planejar e comprar os presentes. “Os convites podem ser enviados por e-mail ou entregues pessoalmente. No próprio convite já deve vir escrito o item que a convidada deve comprar”, explica Eduardo.

Presentes

Foto: Thinkstock

9. Faça a lista em mais de uma loja. É importante que as convidadas tenham mais de uma opção de local para comprar os presentes.

10. Dê a devida atenção à escolha dos presentes. Dedique um bom tempo para fazer a lista e veja o que você realmente precisa ou vai precisar para a casa nova. A dica para os casais que já moram juntos (e eventualmente já têm todos os itens de cozinha) é que a noiva faça um chá de lingerie. Afinal, lingeries novas nunca são demais, ainda mais no início da vida de casado.

Comidas

Foto: Thinkstock

11. Defina o cardápio. As opções são variadas e dependem muito do estilo da noiva. Churrascos e rodízios de pizza são bastante comuns, assim como mesas de buffet com comidinhas variadas, como salgadinhos e sanduíches. “Dê preferência para quitutes de docinhos que possam ser comidos sem talheres e em pé”, sugere Tatiana.

12. Peça para as convidadas levarem alguma coisa. Se o orçamento estiver apertado, ofereça as bebidas da festa e peça para que as convidadas levem um prato de doce ou salgado. “Não há problema algum em pedir para cada convidada levar um prato de comida ou uma bebida. Neste momento, todos entendem que todos os seus esforços estão voltados para o casamento”, afirma Camila.

Brincadeiras

13. Deixe a “frescura” de lado! Não tem coisa mais chata que noiva mal humorada no chá de cozinha. Por isso, abra a cabeça e divirta-se, afinal, você vai estar rodeada só de gente querida.

14. Converse com as madrinhas sobre as brincadeiras. Ainda assim, se tiver alguma coisa que você não topa fazer de jeito nenhum, vale uma conversa franca com as madrinhas. Você não pode ficar sabendo quais serão as brincadeiras, mas pode (e deve) dar um toque nelas sobre as coisas que te incomodam para evitar aquele “climão” no dia. Ideias de brincadeiras para o chá:

Adivinhe a resposta do noivo. Esta brincadeira demanda uma programação prévia, mas é muito divertida. As amigas devem fazer uma lista de perguntas para o noivo e gravar as respostas. No chá de cozinha, a noiva terá que adivinhar quais foram as respostas e se errar, paga um mico.

Eu nunca. O bom e velho “eu nunca” não sai de moda e rende boas risadas. Alguém da roda fala uma coisa que nunca fez e as pessoas seguintes têm que ir dizendo se já fizeram aquilo ou não. Se já tiverem feito, têm que beber uma dose de bebida.

O que tem na bolsa? As madrinhas preparam uma lista com coisas comuns à bolsa de qualquer mulher e as convidadas devem pegar suas bolsas e procurar os itens citados. Quem tiver mais itens, ganha um prêmio.

A noiva é prendada? A noiva deve passar por uma lista de tarefas domésticas cronometradas e fazê-las dentro do tempo certo e bem (a plateia vai julgar). Entre as tarefas, podem estar: dobrar um lençol com elástico em 30 segundos, acertar sete tipos de tempero com os olhos vendados e responder perguntas como “o que fazer quando você coloca muito sal no feijão?” ou “o que fazer se derrubar vinho tinto no sofá?”.

Palavras proibidas ou trocadas. Logo no começo da festa, as madrinhas devem listar palavras que a noiva não pode dizer durante um terminado período. Para ficar mais engraçado, deve-se escolher palavras comuns como “não”, “tudo”, “você”, “meu” e “mim”. Também vale pedir para ela trocar o nome do noivo por alguma palavra engraçada. Cada vez que ela falar a palavra proibida, ela paga um mico.

15. Peça às madrinhas para criarem uma lista de micos. Para facilitar na hora da festa, as madrinhas podem trazer uma lista já feita de possíveis micos a serem pagos na festa pela noiva e pelas convidadas. Isso ajuda bastante a não dar branco na hora de escolher o mico e dá mais chance de ideias mais criativas.

Lembrancinhas

Foto: Thinkstock

16. Produtos para casa. Seguindo a temática do evento, é bastante comum que as lembrancinhas também sejam algo para as convidadas usarem em casa. Um item de decoração ou colheres de pau customizadas são sugestões criativas, destaca Tatiana Goldstein, CEO do CasarCasar.

17. Docinhos. Lembrancinhas de comer são sucesso garantido. Brigadeiros de copinho e trufas são boas pedidas, mas quem quiser inovar pode organizar um esquema self-service. “Disponibilize potes de vidro estilizados e deixe as convidas se servirem de docinhos para levar para casa. Para decorar os potes, vale usar fitinhas, adesivos e tags de agradecimento”, sugere Tatiana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário!